Orlândia imita NBA e usa câmara de oxigênio puro para recuperar atletas.

Orlândia imita NBA e usa câmara de oxigênio puro para recuperar atletas.

Método é usado por atletas de alto nível para acelerar recuperação durante grande sequência de jogos; diretoria quer preservar jogadores para o Mundial, em outubro.

Visando a disputa da Supercopa do Mundo de Futsal, que tem início em outubro, o Orlândia decidiu inovar e, pela primeira vez na modalidade, está usando uma câmera hiperbárica para acelerar a recuperação dos atletas após os jogos e auxiliar no tratamento de contusões. O procedimento é feito com a inalação de oxigênio puro com pressão aumentada, através de máscaras de respiração.

A iniciativa da diretoria e comissão técnica da equipe visa diminuir o número de lesões decorrentes da sequência de jogos. Em 2013, a equipe teve vários problemas de contusão e foi eliminada precocemente do Mundial disputado nos Estados Unidos. Para evitar novamente os problemas, os dirigentes decidiram inovar neste ano.

Tivemos vários desfalques por lesões de todos os tipos, antes e durante os jogos. Um exemplo foi o Falcão, que se lesionou justamente quando vencíamos a semifinal contra o Dínamo – relembrou o presidente Renzo Spedicato, sobre o jogo que decretou a eliminação do Orlândia na última edição do campeonato.

O novo método de recuperação adotado pelo Orlândia já é amplamente difundido entre os atletas de alto rendimento de outras modalidades. Rafael Nadal, Michaels Phelps, Novak Djokovic, Falcão Garcia e Valentino Rossi são alguns dos exemplos seguidos pelo elenco orlandino – o tratamento também é adotado na liga de basquete norte-americana, a NBA.

Mundial

O Orlândia encara o Dynamo, da Rússia, na primeira partida do Mundial, dia dois de outubro. Caso vença, enfrenta quem passar de Karait Almaty, do Cazaquistão, e Chonburi, da Tailândia, em jogo a ser realizado no dia três de outubro.

Liga Futsal

Em quinto lugar no nacional com 27 pontos, o Orlândia enfrenta nesta quinta-feira, às 20h15, o Marechal Rondon, que ocupa a sexta colocação, com 26. A partida acontecerá no ginásio Maurício Leite de Moraes.

Cámaras hiperbáricas en el deporte profesional.

Fuente: http://globoesporte.globo.com/

 

Dejar un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Puedes usar las siguientes etiquetas y atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>